-
Arquitetos: Eduardo Souto de Moura, Graça Correia
- Área: 180 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Luís Ferreira Alves, Christian Richters
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Auditório A, a construir de raiz, cumpre a dupla função de rematar o conjunto edificado em adaptação, criando simultaneamente uma referência no trajeto da rua e fundamentalmente junto ao alargamento em frente à Escola Superior de Hotelaria, a cuja implantação se adequa. É um equipamento essencialmente de apoio à Escola funcionando em convivência com o Auditório B.
Um dos pressupostos do Plano é a utilização partilhada das infra-estruturas logo ambos os auditórios estão dotados de equipamentos e infraestruturas acústicas e técnicas adequadas à sua especificidade. Assim, o Auditório A ficará destinado a aulas convencionais ou com recurso a meios de projeção audiovisuais, palestras e conferências, apresentações de teses, etc, sendo remetidas para o Auditório B, as especificidades necessárias ao uso quase exclusivamente reservado a atividades musicais e de representação.
Este edifício foi pensado com um sistema construtivo e uma imagem que remete para a configuração das várias “máquinas metálicas” - autênticas esculturas, que pontuam o conjunto fabril. Tal como nestas, as infraestruturas e condutas encontram-se aparentes e fazem parte da composição dos alçados.